COMEÇOU A SEMANA DO BRASIL


A Semana do Brasil começou nesta quinta-feira, 03/09, em várias lojas brasileiras. Uma iniciativa do Governo Federal e das grandes redes varejistas para tentar criar uma BlackFriday bem brasileira. A tradicional BlackFriday realizada em novembro não traz resultados favoráveis à maioria dos donos e donas de lojas que se vêem forçados a praticarem descontos em produtos que acabaram de chegar para as vendas de final de ano.

Talvez a BlackFriday seja interessante para grandes redes e e-commerce que conseguem negociações com fornecedores e possuem alto número de produtos agarrados em seus estoques, e ainda conseguem margens pequenas devido ao alto volume de vendas. Mas para o pequeno e médio lojista a Black acaba deixando todos no vermelho. As vendas são expressivas porém o lucro praticamente não existe.

A Semana do Brasil faz muito mais sentido neste contexto. Setembro é época certa para liquidar coleções antigas e preparar a loja para a coleção de primavera. Outros segmentos de lojas como brinquedos e eletro também podem garantir um rapa estoque de produtos antigos e abrir espaço nas prateleiras para os lançamentos que garatem o sucesso das vendas em datas como o Dia das Crianças e Natal.


Algumas dicas para aproveitar ainda mais a Semana do Brasil:

- crie promoções como descontro progressivo, leve 3 pague 2, descontos e combos para limpar produtos antigos;

- estimule a equipe a vender produtos com preço cheio através de jogos e premiações;

- crie jogos de vendas que estimulem os vendedores;

- faça uma comunicação bem verde-amarela na porta da loja e redes sociais;

- crie o clima dentro da loja com uniformes nas cores da bandeira, decoração e músicas;

- Faça uma reunião motivadora e defina metas para o período.

 

Para envolver ainda mais os vendedores, aqui estão algumas dicas de jogos que você pode fazer com o time:

 

INDEPENDÊNCIA OU SORTE!

Reflita com o time: ou você assume a responsabilidade por seus resultados e cria sua indenpendência para o sucesso ou ficará sempre dependendo de outras pessoas, ou coisas que não consegue controlar para atingir os seus objetivos. É muito mais fácil trabalhar duro e conquistar a independencia financeira do que ficar jogando na mega-sena. As chances de ficar rico trabalhando são bem maiores do que jogando. Muitas pessoas deixam de ter a vida que sempre quiseram e colocam a culpa na chuva, nos amigos, na vida! É a mesma coisa que colocar a sua felicidade nas mãos de outras pessoas e coisas que você não consegue controlar. Então arregace as mangas e crie estratégias para vender e bater as suas metas. Queira ser independente ou então.... irá morrer. Morrer de raiva, de frustração e de inveja das pessoas que resolveram buscar resultados com as próprias mãos. #marmotanever

Vamos aos jogos:

Objetivos: defina objetivos de acordo com a necessidade da sua loja. Você quer aumentar o tiquete médio? Então estipule que irão ganhar pontos nas vendas acima de X reais. Se precisa melhorar a taxa de conversão, fechar mais vendas, então estipule que ganharão pontos a cada venda fechada. Se você quer estimular a venda de determinado item ou serviço na loja, então atribua pontos para cada item vendido.

Premiação: Pode ser um pacote de Ouro Branco, pode ser a pessoa ficar por uma semana sem participar da limpeza da loja ou ainda um vale-compras.

Para a dinâmica do jogo você poderá utilizar os formatos abaixo:

- Você pode imprimir uma bandeira do Brasil em preto e branco para cada vendedor. A cada objetivo conquistado ele pinta uma estrela. Quem pintar mais estrelas ganha ou quem conseguir pintar as 27 estrelas até o dia em que você determinar ganha o prêmio.

- Você pode dividir o time em duas cores, os verdes e os amarelos. Defina objetivos e os times irão trabalhar com as cores de suas equipes, cara pintada, maquiagem etc. 

 

E que comecem os jogos!

Independência ou sorte! Boas vendas!

Me acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/thiago.varejo/

Treinamento para o time da loja? https://varejoplay.com.br/

Sobre

O formato editorial do Varejo Ativo é desenvolvido para auxiliar profissionais a se inspirarem e descomplicarem o dia-a-dia em seus negócios.

E-mail: contato@varejoativo.com.br

 

 

© Copyright 2021 . powered by varejoativo.com

Siga a gente