DICAS PARA VENDER MAIS NO DIA DAS CRIANÇAS


Dia das Crianças está chegando e, ainda que não seja a data de maior venda no varejo, você pode transformá-la em um potencial de lucro.

 

O Dia das Crianças é uma data sazonal perfeita para vendas de brinquedos e presente que encantam este universo infantil. Para potencializar ainda mais as suas vendas, algumas dicas:

 

1. Treine sua equipe para um bom atendimento

Como diz o ditado “a prática é amiga do sucesso”, e para realizar ótimas vendas o treinamento da sua equipe é o melhor amigo da conversão de um cliente.

Instrua seus colaboradores a manterem o sorriso no rosto, serem cordiais, deixarem os preconceitos em casa e darem boas-vindas aos clientes logo na entrada da loja. O primeiro contato é um dos mais importantes para a conversão no final do atendimento. Tratá-lo pelo nome e atendê-lo com agilidade também ganham ponto extra.

Aliás, nessa data os consumidores terão o mesmo comportamento das outras, ou seja, deixarão tudo para a última hora. É importante que sua equipe esteja preparada para um bom atendimento no meio da multidão.
E nunca se esqueça que um cliente que não efetua a compra não é um cliente perdido, se bem tratado ele pode se tornar um porta-voz de sua loja.

 

2. Organize seu estoque

Do que adianta uma ótima receptividade na sua loja de roupas se o seu cliente terá que esperar 5 minutos, até você encontrar aquela blusa lilás, tamanho M, que está no estoque? Cada segundo conta quando o assunto é vendas de varejo, ainda mais, quando o tempo é o do seu cliente: Os segundos viram horas.

Não tenha qualquer receio em abrir sua loja 15 minutos depois, ou fechar 15 minutos antes, para deixar seu estoque alinhado. Conhecer bem o que você tem na casa ajuda a vender mais no Dia das Crianças.

 

3. Selecione os produtos da campanha

Mesmo que sua loja não foque em produtos de linha infantil, como brinquedos, você pode atrair os olhares dos pais, e até dos pequenos, com produtos que se insiram no mundo deles.

Se você possuir produtos de personagens de licenciatura, aposte neles. Mas se você só trabalha com produtos para adultos, vale a pena apostar em um novo mix de produtos neste período para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Escolha presentes infantis, com desenhos e cores chamativas para ficar em destaque em sua loja. Esse tipo de ação demanda interesse, tempo e conhecimento seu e da sua equipe, nos ícones que envolvem o universo das crianças.

 

4. Organize sua loja

Depois de treinar a equipe, organizar o estoque e escolher os produtos, começa a parte de organização da sua loja. Parece uma dica boba, mas ter a loja em boas condições mostra zelo e compromisso com o cliente e ainda muitas pessoas esquecem disso. Disponha os produtos temáticos em pontos estratégicos de seu estabelecimento, onde a visualização externa e interna seja fáceis. Coloque os produtos separados por tamanhos, sexo e idade e CHEQUE se as peças possuem preço. Às vezes, até o detalhe de colocar cada produto separado por cores mostra como você é cuidadoso com aquela peça que o consumidor poderá levar para casa.

Se sua loja optar por inserir uma nova linha de produtos para vender mais no dia das crianças, aproveite para criar um espaço exclusivo para eles. Assim seus clientes não vão deixar de ver as novidades que sua loja preparou para esta data.

 

5. Faça uma vitrine criativa para o Dia das Crianças

Vamos a um trabalho de reflexão: Dia das Crianças, você não vende brinquedos – você vende roupas -, várias lojas de brinquedos apelam para vitrines com personagens infantis. Qual a sua arma para atrair clientes para dentro de sua loja? Se sua resposta foi vitrine, você acertou.

No meio de tantas pessoas tentando chamar atenção, é seu dever ser criativo no maior chamariz da sua loja. Assim como dentro dela, a vitrine deve apostar nas cores e lançamentos. Lembre-se que muitos pais vão acompanhados das crianças para comprar o presente, evidencie aquilo que você considera seu super trunfo.

Pontos importantes:

  • Quem você deseja atingir com sua vitrine? Os pais ou as crianças?
  • Defina um tema e conjunto de cores que combinam.
  • Os produtos selecionados para exposição são os melhores para a época?

 

6. Lembre-se das caixas e embalagens para presentes

Se você pretende ter sua loja como uma referência para seus clientes, que tal fazer o serviço completo e literalmente vender o pacote? As caixas e embalagens para presentes são ótimas armas para vender mais no dia das crianças, aumentar o ticket médio e evitar que seu cliente se submeta a ir a outras lojas procurar um embrulho.

Utilizando suas próprias artimanhas você pode oferecer um presente, por exemplo, numa embalagem especial para criança.

 

7. Promova ações de vendas

Lembre-se que sua loja é um sistema e seus colaboradores são as peças fundamentais que fazem ela funcionar corretamente. Então, incentive-os a buscarem um sucesso maior ao seu lado. Promova metas a ser batidas com premiações no final e jogos internos para que todos entrem no clima do Dia das Crianças.

Agora para o seu público, você pode criar ações de vendas especiais. Hora de promoção relâmpago, produtos especiais, descontos casados, comprou levou… Ou até mesmo ter alguma atração dentro de sua loja para chamar a atenção das crianças.

 

8. Mensure os resultados

Para finalizar, mensure se todas suas ações para vender mais no Dia das Crianças deram certo. Já comentamos aqui no blog que você não precisa esperar todo o período de venda acabar, para verificar se suas ações estão dando resultados – até porque o pico de vendas começa 3 semanas antes da data comemorativa.

Analise suas escolhas semanalmente, confira se seus funcionários estão devidamente treinados e aplicando o conhecimento na prática. Veja se as suas micro metas semanais estão sendo batidas da forma que você esperava.

Pontos importantes:

  • O treinamento implantado surtiu efeito na recepção dos clientes?
    • A agilidade da sua equipe melhorou?
    • Você notou maior interesse nos produtos selecionados para o período?
    • A sua loja e vitrine estão organizadas e com produtos do momento em destaque? Se sim, o retorno agradou ?
    • E as ações de vendas internas surtiram o efeito desejado na motivação de sua equipe?

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