COMO VENDER PELO WHATSAPP


 

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizado no mundo, somos 100 milhões de brasileiros utilizando o app por cerca de 30 minutos todos os dias. Percebendo a influência do programa na vida das pessoas, as lojas de roupas apostam em vender pelo WhatsApp como uma ferramenta para aumentar as vendas. E, se você ainda não pensou nessa alternativa, vale a pena ler esse post até o final!

 

Com o objetivo de oferecer um atendimento personalizado e atingir um outro nível de contato, as lojas utilizam contas no WhatsApp para acessar de forma mais pessoal a sua carta de clientes. A fórmula é perfeita se utilizada com sabedoria, você poderá promover sua marca, acertar pagamentos e entender os desejos de seus consumidores.

Como vender pelo WhatsApp em uma Loja

 

Antes de anunciar seus serviços pelo aplicativo tome alguns cuidados. Confira nossas dicas!

 

1)  Número exclusivo da sua loja

Utilize um número exclusivo para a sua loja e salve os contatos de seus clientes diretamente no celular, isso previne que você perca seus números ou que seu chip encha e possibilita salvar mais informações. Mas não esqueça de guardar esses contatos em outro lugar também! Utilize apenas um número de telefone e divulgue o contato nas mídias em que a loja estiver presente.

 

2) Imagem de Perfil

Coloque uma imagem em boa qualidade do logotipo da sua loja em seu perfil de whatsapp, isso facilitará a identificação dos seus clientes e tornará o seu contato mais profissional.

 

3) Nomeando sua conta

Nomeie a conta com o nome da loja de roupas e, na mensagem de status, insira o ‘slogan’ da loja, exemplo: “a loja da moda”, “a loja que veste você’… Lembre-se que nesses itens de perfil é importante reforçar a imagem da marca e não lotar com informações de vendas. Pronto, seu perfil está acertado para iniciar os contatos.

 

4) Comunicação

Todas as mensagens devem ser escritas em tom profissional, com o uso do português correto e sempre preservando a seriedade da marca – o ideal é um colaborador exclusivo para essa função.  E só use ’emojis’ em casos que eles sejam indispensáveis.

 

5) Textos Padrões

Produza textos padrões, com respostas para as perguntas mais frequentes, como endereço, hora de atendimento, formas de pagamento, entre outras. Isso facilitará a sua vida. Não envie correntes, mensagens com temas polêmicos ou de humor.

 

6) Tempo de resposta

O WhatsApp é um meio de comunicação rápida! Se você optou por usá-lo em sua estratégia de vendas, tome cuidado para não deixar o seu cliente esperando por uma resposta por mais de uma hora. Ah, e responder de forma rápida através de áudio é permitido, viu? Só não deixe seu cliente falando sozinho. 

 

7) Use e abuse dos recursos multimídia

O WhatsApp permite o compartilhamento de informações em diferentes mídias: é possível enviar textos, fotos, vídeos, áudios e documentos.

 

8) Capriche nas mensagens de voz

Uma característica típica dos brasileiros é um uso mais recorrente das mensagens de áudio. Por isso, vale a pena considerar o envio deste tipo de mídia para seus clientes.

 

9) Compartilhe novidades

Um estudo do Analysis Group apontou que 51% dos brasileiros compartilham, pelo menos duas vezes por semana, novidades enviadas por empresas. “Esse tipo de compartilhamento de informação é positivo para pequenas e médias empresas em geral”.

 

10) Use listas de transmissão

Este recurso permite que os usuários criem, salvem e enviem uma única mensagem para uma lista de contatos, o que torna um envio de informações muito mais prático.

 

11) Mas evite spams

Seja usando listas de transmissão ou não, é importante levar em consideração que algumas pessoas não gostarão muito das suas mensagens. O aplicativo, por sua vez, pode bloquear automaticamente os números que tenham um número muito alto de denúncias.

Para evitar este problema, é usar seu primeiro contato com um usuário para perguntar que tipo de mensagem ele gostaria de receber de você.

 

12) Use o “Stories”

O WhatsApp tem um “Stories”. Na verdade, o antigo espaço em que os usuários colocavam seus status ficou parecido com a função criada pelo Snapchat e posteriormente adotada pelo Instagram – até por isso, o WhatsApp chama a sua novidade de “Status”.

A nova função permite que os usuários postem conteúdos que são apagados após 24 horas. O recurso pode ser utilizado por empreendedores. Como ninguém recebe uma notificação após você postar algo, este pode ser um caminho menos invasivo para quem tem um negócio.

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