COMO MOTIVAR VENDEDORES ATRAVÉS DA FELICIDADE E RAIVA


Como motivar vendedores através da FELICIDADE e RAIVA

 

Motivação verdadeira não vem com dinheiro. Vem com felicidade. Como criar um ambiente mais feliz usando uma ferramenta simples? Aprenda neste artigo e tenha uma equipe na sua loja mais feliz e produtiva.

 

A maioria das pessoas se lembram de um momento na vida em que sentiram uma felicidade ou raiva intensa. Eu me lembro por exemplo do dia do meu casamento. Casamos em uma cerimônia as 10h da manhã de um sábado. Eu e minha esposa somos mais do dia do que da noite. A festa foi na verdade um almoço. Havíamos combinado com o cerimonial que a festa deveria encerrar lá pelas 17h. Quando todos deveriam estar exaustos e querendo ir para casa descansar. Mas o que aconteceu foi bem diferente deste cenário. Me lembro que eram quase 20h e eu, com boa parte dos amigos e familiares, não queríamos deixar o local.

O que faz com que tenhamos tal disposição e energia? Afinal, naquele dia, além de ter dormido mal na noite anterior pelo nervosismo, eu havia acordado cedo, estava tenso e em pé o dia inteiro. O que faz com que você tenha disposição para ficar quase um dia inteiro acordado, dançando, pulando, conversando e sem sentir fadiga?

EMOÇÕES QUE FORNECEM ENERGIA

A resposta é FELICIDADE. Existem duas emoções que lhe dão energia, motivação e disposição: a primeira eu já te contei, a segunda é a RAIVA.

Um atleta quando fica em segundo lugar por uma diferença de milésimos de segundos também fica com muita raiva. Esta emoção fornece energia suficiente para ele treinar mais e mais, até chegar ao primeiro lugar.

Em vendas é possível fornecermos energia, motivação e disposição aos vendedores da sua loja, sempre que conseguirmos que sintam felicidade ou raiva de si mesmos.

 

JOGOS DE VENDAS

Uma das melhores ferramentas que conheço para trabalhar estas emoções são os jogos de vendas. Uma disputa saudável entre os vendedores. Uma ferramenta muito simples, prática e com resultado incrível.

Aqui no blog temos vários exemplos de jogos que você pode usar a seu favor. Mas você também pode criar seus próprios jogos. O importante é seguir as dicas abaixo, elementos essenciais em qualquer disputa de vendas:

- Avatar: deixe que os vendedores escolham quais personagens irão representa-los no tabuleiro do jogo por exemplo. Pode ser um desenho, uma caricatura ou a própria foto dele.

- Regras: o jogo tem que ter regras claras e simples para que toda a loja possa compreender.

- Prêmios: a recompensa pela vitória pode ser um lanche, um bombom, uma medalha, um vale-compras ou uma folga. Cuidado para não oferecer prêmios de valores altos. Lembre-se que o que motivará as pessoas será a FELICIDADE ou a RAIVA natural da disputa.

- Indicadores: tem que ser visível para toda a equipe da loja o desempenho individual e coletivo. Estou me aproximando do meu objetivo? Quanto ainda me falta? Quais minhas metas?

- Metas: As metas que cada vendedor deverá atingir, em qual tempo e com que medida? As metas podem ser vender um produtos especifico, aumentar a taxa de conversão, ticket médio ou oferecer um lançamento.

- Comemoração: a entrega do prêmio deve ser animada. Apitos, aplausos, cartazes de reconhecimento. Use a criatividade, mas faça festa quando alguém merecidamente chegar lá!

- Tema: dê um nome bem legal ao jogo. Crie uma decoração e elementos pertinentes ao tema. Cartazes, adesivos, broches e tudo mais que faça com que todos lembrem o tempo inteiro que estão em uma competição.

- Times: O jogo pode ser uma disputa individual entre os vendedores, ou ainda em times. Se for em times deverá haver um líder. Pense em como este líder será eleito. O time precisa ter um nome e até um grito de guerra. Sua loja irá ferver!

 

O jogo traz movimento a qualquer equipe de vendas. E movimento gera movimento. Felicidade dá energia e raiva também. Lembre-se das disputas que você já enfrentou. Pode ser um jogo em um campeonato ou até mesmo a disputa por um grande amor. Em qualquer competição existirá uma energia extra capaz de coisas incríveis. Canalize esta energia a favor das pessoas da sua equipe. Bom jogo!

Quer dicas de jogos? CLIQUE AQUI e veja a nossa coletânea.

 

Quem escreveu esta dica?

Sobre

O formato editorial do Varejo Ativo é desenvolvido para auxiliar profissionais a se inspirarem e descomplicarem o dia-a-dia em seus negócios.

E-mail: contato@varejoativo.com.br
Varejo Ativo · 2016-2017 © Todos os direitos reservados.