COMO ENCONTRAR UMA VENDEDORA CARISMÁTICA?




Realmente o mercado de trabalho está lotado de pessoas que querem trabalhar. Coloque qualquer anúncio de vaga, seja no Facebook, Instagram ou mesmo em um papel escrito à mão na porta da loja. Você vai receber dezenas de currículos muito rapidamente.

O problema é que muitas pessoas estão procurando um jeito de se virar para pagar as contas. E isso nem sempre significa que elas querem aquela vaga por se identificarem com o trabalho. Você que trabalha no varejo sabe bem do que eu estou falando, não é?

É muito fácil acabar empacado com um funcionário que não é carismático. Ele atende o cliente como se estivesse fazendo um grande favor, chega atrasado, trabalha com mau humor e isso ninguém que tem uma loja física quer.

Recentemente eu tive uma excelente conversa com a Vanessa do Aleluia Moda lá de Belo Horizonte. Ela precisava selecionar uma nova vendedora que fosse carismática, o que é ótimo, adoro ver que as coisas estão funcionando, girando, crescendo.

Dei um jeitinho de arrumar um tempo pra conversar com ela e dar algumas dicas. Você pode até conferir a conversa que tivemos clicando aqui. Mas aqui está um breve resumo do que eu abordei com ela.

Dicas para encontrar uma vendedora carismática

Primeiramente eu disse pra ela que a seleção começa antes mesmo da entrevista. Quando você pedir os currículos, filtre pela idade, região que mora e experiência desejada. Mas também peça para a candidata gravar um vídeo pelo Whatsapp se apresentando, falando sobre ela e como ela pode ajudar a loja a vender mais.

Só esse vídeo já te permite peneirar bastante. Pois você pode avaliar o sorriso, a desenvoltura na fala, a persuasão.

Agora que você já tem uma quantidade interessante de pessoas para entrevistar basta fazer uma outra coisa bastante interessante. Tente juntar, se possível, essas pessoas para fazer uma dinâmica de grupo.

Neste tipo de acontecimento você já vai perceber quais deles vão puxar assunto antes de começar. Quais vão se mostrar mais sociáveis e com liderança.

Como dinâmica você pode pegar alguns papéis e escrever nomes de produtos estranhos. Como por exemplo “Chiclete de Alho”, “Perfume de Cebola”, “Televisão Quebrada”. A ideia é fazer com que cada pessoa pegue um papel aleatório e então tente vender aquele produto.

O objetivo é deixar a brincadeira descontraída para que ninguém fique nervoso. É com a descontração que as pessoas se soltam. E então permita que outras pessoas participem, veja quem ajuda, quem atrapalha, detecte a índole da pessoa.

Carisma é competência

As pessoas carismáticas aprendem isso normalmente muito cedo. É uma espécie de habilidade que as acompanha por toda vida. Então na hora da entrevista é sempre interessante perguntar para a pessoa sobre como ela é normalmente elogiada.

Veja se ela diz que normalmente dizem que ela é simpática ou algo do tipo. Se necessário pode ser mais direto e perguntar se ela alguma vez foi bem sucedida por conta do carisma. E então peça para ela descrever todo o acontecimento, veja se a história é verdadeira ou se ela disse qualquer coisa só para ganhar a vaga.

Com isso você já tem algumas ideias bem interessantes para conseguir se virar. Espero que consiga excelentes contratações!

Até a próxima!

Quer saber mais? Visite minha escola online com todos os meus cursos: https://varejoplay.com.br/

Sobre

O formato editorial do Varejo Ativo é desenvolvido para auxiliar profissionais a se inspirarem e descomplicarem o dia-a-dia em seus negócios.

E-mail: contato@varejoativo.com.br

 

 

© Copyright 2020 . powered by varejoativo.com

Siga a gente