3 COISAS QUE NÃO PODEM FALTAR NA REUNIÃO DO GERENTE


Muitos gerentes encontram várias desculpas para não fazerem reunião com a equipe: falta de tempo, excesso de coisas para fazer, sobrecarga do time etc. Talvez, se soubessem o quanto o hábito da reunião traz de resultados, as desculpas não existiriam.

Benefícios da reunião:

Para que a reunião faça sentido para a equipe e traga aumento na performance e consequentemente melhoria nos resultados, ela precisa acontecer toda segunda-feira, começar pontualmente no mesmo horário e durar entre 15 a 30 minutos. Este “rito sagrado” da reunião trará benefícios valiosos para a equipe:

- equalização da energia das pessoas;
- motivação;
- engajamento com a empresa;
- equipe mais bem informada;
- equipe mais preparada para atingir metas e resultados;
- maior senso de pertencimento ao time e ao propósito do gerente.

O que não pode faltar na reunião:

A maior parte dos gerentes e donos de loja não aproveitam todo o potencial da reunião. Isto acontece por dois motivos: não preparam antes o que irão falar e fazer e também porque erram no conteúdo abordado.

Toda reunião entre gerente e equipe deve ter 3 conteúdos muito importantes: meta, informação e reconhecimento.

Meta

O gerente da loja deve informar sobre a performance da equipe na última semana, se atingiram ou não as metas e planejar com a equipe o que farão para conquistar os resultados da próxima semana. Deixe claro todas as metas, individuais e globais, para a semana e para cada dia.

Informação

Aproveite a reunião para informar e desenvolver a equipe. Quais são os recados importantes? Próxima campanha da loja, datas comemorativas importantes para o varejo, vitrine, ações que devem ser feitas nos próximos dias, distribuição de tarefas etc.

Dedique alguns minutos ao desenvolvimento da equipe. Mostre um produto e deixe o time sugerir argumentos de vendas para aquele item, pergunte quais as dificuldades eles encontram no fechamento das vendas, peça sugestão aos melhores vendedores daquilo que os demais deveriam fazer para aumentar as vendas individuais, mostre estratégias para aumentar o Ticket Médio ou as Peças por Atendimento. Você pode inclusive, convidar um fornecedor para explicar um produto ou até mesmo mostrar um vídeo.

Reconhecimento

Reunião não é lugar para lavar roupa suja. Se alguém quiser fazer uma reclamação ou começar a falar de problemas, corte imediatamente. Diga a esta pessoa que depois, pessoalmente, vocês conversarão.

Reunião é lugar de falarmos de coisas PP: positivas e produtivas. Peça palmas para quem atingiu as metas da última semana, para quem fez um bom atendimento, para aquela pessoa que recebeu elogios, para aquele colaborador que se dedicou e fez algo acima da média. A própria equipe pode indicar boas condutas e pessoas que mereçam este destaque.

Você não precisa entregar um cheque de 1.000,00 para reconhecer. Não é hora de usar a cabeça, mas sim de usar o coração. Reconheça com um abraço genuíno, aplausos calorosos, um cartão escrito a mão por você, um bombom ou algo que seja simples e que faça muito sentido para a ocasião.

Trabalhar em equipe é assegurar que o esforço individual é direcionado para o triunfo do grupo. E para direcionar os esforços, não há ferramenta melhor que a boa e velha reunião. Me diga, o quanto você está satisfeito com as suas reuniões? Comente e deixe sugestões para outros lojistas sobre o que você tem feito nas reuniões!

 

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