Grande parte dos lojistas fica em dúvida na hora de investir em marketing, principalmente quando se fala em propaganda. Na verdade, muitos donos de negócios ainda acreditam que propaganda é apenas uma despesa e não um investimento.
Desta forma, quando existe a necessidade de corte de despesa, uma das principais áreas a ter a verba reduzida é o marketing. Alguns lojistas ainda cometem alguns erros que fazem com que o marketing não ofereça o resultado que poderia gerar na loja. Alguns destes erros são:
- não ter consistência: o lojista anuncia quando acha que deve anunciar, não tem uma freqüência ou planejamento, sendo que cada material produzido é de uma forma. Cores, fontes, imagens, conceito, nada se relaciona. Não existe um conceito para a loja, cada panfleto e propaganda de rádio traz uma mensagem diferente. Para entender melhor o que é isto, observe as propagandas do Itaú e verá que existe, em campanhas diferentes, uma uniformidade de cores, letras e até na energia das trilhas e locução. Observe, que até as campanhas mais diferentes como as da Coca-Cola têm elementos que permitem que você, mesmo sem ver a marca do produto, saiba que se trata de uma mensagem daquele refrigerante.
- ações isoladas: uma propaganda na rádio sozinha ou um outdoor no centro da cidade não trarão resultado significativo ou não trarão nenhum resultado. Propaganda é a combinação de meio x frequência x tempo. É preciso diversificar os meios (rádio, tv, outdoor, internet, etc), pois um cliente que assiste TV talvez não vá ouvir sua mensagem no rádio. O cliente que lê seu SMS talvez não passe em frente ao outdoor. Frequência é quantas vezes aquele cliente será impactado pela mensagem. O tempo da propaganda geralmente é curto, 30 segundos, por exemplo, no rádio e na TV e pode ser ainda menor, 5 segundos no caso do outdoor. Por isto é necessário ter uma frequência, para se obter o efeito da repetição na mente do cliente, pois as pessoas gravam por repetição. E a terceira variável é o tempo. Por quanto tempo será necessário a imagem ficar no ar? Se a frequência for grande por dia, o tempo diminui. Se o tempo for maior, a frequência pode ser menor. Se tem uma promoção para ser divulgada amanhã e você tem apenas dois dias para fazer isto, a frequência de anúncios terá que ser maior, por exemplo, de 8 a 12 inserções no dia. Por outro lado, se você fará uma mensagem para o mês todo, uma frequência de 04 a 06 inserções no dia é o suficiente. Lembrando que para cada campanha, deve-se utilizar no mínimo 03 canais de impacto ao cliente, exemplo: rádio-tv-banner na loja ou rádio-carro de som-panfleto.
- não inovar: ligue o seu rádio em uma estação local da sua cidade e muito provavelmente você ouvirá propagandas que estão sendo veiculadas já há alguns anos. A mesma gravação, o mesmo texto, tudo igualzinho. O efeito de uma ação que não inova é o mesmo de uma paisagem, você não presta atenção mais nas casas daquela rua que você passa todos os dias, virou paisagem. Mas no dia em que o seu vizinho pintar o muro dele, pronto, a mágica acontece e você até se pergunta se aquela casa sempre esteve ali. Então pelo amor de Deus, renove sua mensagem. O tempo máximo recomendado para uma mensagem estar no ar é de 30 a 45 dias.
Como grande parte dos lojistas cometem estes erros clássicos, a maioria não consegue ter o resultado que gostaria com a propaganda, e aí passam a não acreditar neste tipo de investimento e diminuem a verba. Além destes erros existem alguns outros, como não utilizar os meios corretos de acordo com público-alvo, quando, por exemplo, o cliente da loja não lê jornal e o lojista investe em anúncios na coluna social do jornalista amigo dele. A falta de um bom design também é um grande problema. Hoje existem sites como o Workana.com que oferecem serviços de design profissional a um valor de investimento muito acessível.
E quanto investir em marketing? Esta também é uma pergunta muito relativa, mas quando me perguntam e insistem em ter uma resposta, a minha orientação é: de 3% a 10% do faturamento bruto para lojas que já estão estabelecidas na cidade, são conhecidas e vendem bem e de 10% a 20% para lojas que estão chegando no mercado, ganhando clientes e começando a crescer as vendas.
Enfim, invista em marketing. Talvez o maior dos erros seja não investir em ações que lembrem o cliente da sua existência, ações que serão capazes de aumentar o fluxo de clientes na sua loja.
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